(Retirada da Internet) |
Crianças
• Ausência de vocalizações e não reação aos estímulos sonoros durante o
1ºano de vida?
• Não reage ao nome, não brinca, não estabelece contacto ocular e não
mostra interesse na interação com os outros a partir do 1º ano?
• Tem 2 anos e não fala?
• Aos 2/3 anos não compreende ordens simples, o discurso limita-se à
produção de palavras isoladas?
• Aos 3/4 anos tem dificuldades na produção de frases e tem um vocabulário
reduzido? Não responde a perguntas simples?
• Aos 4/5 anos só os pais o compreendem? Omite/troca sons nas palavras? Não
relaciona acontecimentos simples?
• Tem mais de 4 anos e gagueja?
• Aos 5/6 anos utiliza frases mal estruturadas e tem um discurso
incoerente? Não consegue reproduzir histórias ilustradas ou pequenos
acontecimentos?
• A partir dos 6 anos troca um som/letra por outro, ao falar, ler ou
escrever? Tem dificuldades ao ler e/ ou escrever?
• Não fala tão bem como as crianças da mesma idade?
• Não percebe o que lhe é dito?
• Diz apenas um ou alguns sons?
• Fala pelo nariz?
• Na escola é “gozada” por causa da fala?
• Ainda come tudo passado e acha que já não tem idade para isso?
• Tem uma voz rouca, diferente do padrão para a idade?
• Sente necessidade de falar com a criança de um modo especial, de adaptar
o seu discurso?
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(Retirada da Internet) |
Adultos/idosos
• Sente a voz rouca?
• Sente a garganta seca/áspera?
• Usa muito a voz no dia-a-dia?
• Tem medo de falar por receio de gaguejar?
• Engasga-se com alimentos sólidos ou líquidos?
• Tem dificuldades em mastigar ou deglutir alimentos?
• Baba-se ou engasga-se com alimentos sólidos ou líquidos?
• Tem dificuldade em produzir alguns sons?
• Tem dificuldades em expressar-se/ em fazer-se compreender?
• Tem dificuldade em compreender o que lhe é dito?
• Não se lembra dos nomes das coisas/pessoas?
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