Linguagem: é o sistema usado para representar pensamentos e ideias. É a
capacidade humana, única, para comunicar através de símbolos (por exemplo,
símbolos falados, escritos, gestuais…). A linguagem é constituída por uma série
de regras sociais que nos permitem aceder ao significado das palavras.
Uma pessoa, adulto ou criança, tem uma
perturbação da linguagem quando tem dificuldade em compreender os outros
(vertente compreensiva), e/ou em partilhar sentimentos, ideias e pensamentos
(vertente expressiva). A perturbação pode envolver a forma da linguagem (fonologia,
morfologia, sintaxe), o conteúdo da linguagem (semântica), a utilização
funcional da linguagem (pragmática), ou qualquer combinação das anteriores.
Língua: processo pelo qual saem para o exterior os conceitos, segundo as
normas, as regras e as convenções específicas da própria língua.
Fala: Materialização da língua. A fala inclui a articulação (forma
como os sons são produzidos), a voz (uso das pregas vocais e do fluxo
respiratório para produzir som) e a fluência (ritmo da fala).
Comunicação: corresponde à transmissão de uma mensagem de
uma pessoa para outra.
A comunicação pode, então, ser classificada em:
- Comunicação verbal: Envolve o uso de
palavras, que têm significados (semântica), como símbolos, para partilhar
ideias. Pode-se subdividir em: comunicação verbal oral (através de palavras
faladas, por exemplo, uma conversa ao telefone) e comunicação verbal visual
(através da escrita, por exemplo, escrever uma carta/email).
- Comunicação não-verbal: menos formal e menos
estruturada; varia culturalmente; acompanha a comunicação verbal procurando
adicionar significados complementares, enfatizar o significado da comunicação
verbal ou relativizar o que é expresso verbalmente. Fazem parte da comunicação
não-verbal as formas físicas de comunicação, como o tom de voz, o toque, o
contacto ocular, a expressão corporal da pessoa (postura, os gestos, as
expressões faciais).
(Retirada da Internet) |
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