O sono é necessário para termos energia. O ronco e a apneia do sono tornam-se obstáculos que acarretam problemas de saúde, problemas sociais, conjugais, escolares, profissionais, entre outros (Soares et al, 2010).
![]() |
(As imagens utilizadas no esquema foram retiradas da Internet) |
É preciso ter em atenção que nem todos os indivíduos que apresentam SAOS roncam, assim como aqueles que roncam não apresentam obrigatoriamente a SAOS!
A Síndrome da apneia obstrutiva do sono está associada a:
- Ronco intenso;
- Sonolência excessiva diurna;
- Cansaço excessivo;
- Irritabilidade;
- Dor de cabeça matinal;
- Depressão;
- Alterações cardiovasculares;
- Alterações respiratórias;
- Hipertensão arterial sistêmica;
- Dificuldades para tarefas intelectuais, défices de memória e de atenção;
- Entre outros.
(Guimarães, 2009)
Contribuição da Terapia da Fala no tratamento:
A Terapia da Fala é considerada como uma nova opção de tratamento para a SAOS e o ronco, vindo a demonstrar resultados satisfatórios, com melhoras significativas dos sintomas iniciais e uma melhor qualidade de vida num curto espaço de tempo (Rosa, Oliveira, & Barboza, 2010).
Como consequência da SAOS, estas pessoas apresentam flacidez (tensão diminuída) da musculatura orofaríngea, que leva à obstrução da passagem do ar pela via aérea superior. Assim, o trabalho do terapeuta da fala consiste em estimular a funcionalidade e a morfologia da musculatura orofaríngea, com intenso tratamento miofuncional orofacial (Rosa, Oliveira, & Barboza, 2010).
Bibliografia:
- Guimarães, K.C.C. (2009). Apnéia e ronco: tratamento miofuncional orofacial.São Paulo: Pulso.
- Rosa, E.P.S., Oliveira, S.M.A., Alves, V.A.M., & Barboza, P.G. (2010). Fonoaudiologia e apneia do sono: uma revisão. São Paulo: Revista CEFAC.
- Soares, E.B., Pires, J.B., Menezes, M.A., Santana, S.K.S., & Fraga, J. (2010). Fonoaudiologia X Ronco/ Apneia do sono. São Paulo: Revista CEFAC.
Sem comentários:
Enviar um comentário