Áreas da linguagem:
o
A semântica
é o estudo do significado das palavras e das suas relações. É uma área que
abrange o conteúdo da linguagem e representa o estudo do significado das
palavras e combinações das mesmas.
o A
morfologia baseia-se no conhecimento da palavra, dos seus constituintes e
das relações existentes entre os mesmos, ou seja, da sua estrutura interna,
assim como das relações existentes entre palavras.
o
A sintaxe
diz respeito à estrutura da frase, ou seja, à organização das palavras na
frase. O conhecimento das regras sintáticas possibilita ao falante a construção
e compreensão de um número ilimitado de novas frases.
o
A fonologia
é outra área essencial para a avaliação da linguagem, pois permite saber se a
criança reconhece e utiliza todos os sons da língua materna. Uma criança com um
desenvolvimento fonológico normal aos cinco ou seis anos já aprendeu a produzir
a maioria dos sons e sequências de sons da fala.
o
O conjunto de palavras que
partilham características morfológicas, sintáticas e/ou semânticas podem ser
agrupadas numa mesma categoria, definida como classe de palavras.
o
A pragmática
pode ser definida como sendo a aplicação do uso da linguagem com objetivos
comunicativos.
Bibliografia:
- Acosta, V. M., Moreno, A., Ramos, V., Quintana, A., & Espino, O. (2006). Avaliação da Linguagem Teoria e Prática do Processo de Avaliação do Comportamento Linguístico Infantil. São Paulo: Livraria Santos Editora;
- Kay, E. e Tavares, M. (2006). Teste de Avaliação da Linguagem na Criança (1ª Ed.). Lisboa: Oficina Didáctica;
- Owens, R. (2001). Language Development: An introduction (5ª Ed.). New
York: Allyn & Bacon;
- Papalia, D. E., Olds, S. W. &
Feldman, R. D. (2001). O Mundo da
Criança. Lisboa: McGraw-Hill;
- Paul. R. (2007).
Language Disorders from Infancy through Adolescence: Assessment and intervention. USA: Mosby Elsevier.
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