18/11/2013

Conhece a diferença entre comunicação, linguagem, língua e fala?


Linguagem: é o sistema usado para representar pensamentos e ideias. É a capacidade humana, única, para comunicar através de símbolos (por exemplo, símbolos falados, escritos, gestuais…). A linguagem é constituída por uma série de regras sociais que nos permitem aceder ao significado das palavras.
Uma pessoa, adulto ou criança, tem uma perturbação da linguagem quando tem dificuldade em compreender os outros (vertente compreensiva), e/ou em partilhar sentimentos, ideias e pensamentos (vertente expressiva). A perturbação pode envolver a forma da linguagem (fonologia, morfologia, sintaxe), o conteúdo da linguagem (semântica), a utilização funcional da linguagem (pragmática), ou qualquer combinação das anteriores.

Língua: processo pelo qual saem para o exterior os conceitos, segundo as normas, as regras e as convenções específicas da própria língua.

Fala: Materialização da língua. A fala inclui a articulação (forma como os sons são produzidos), a voz (uso das pregas vocais e do fluxo respiratório para produzir som) e a fluência (ritmo da fala).

Comunicação: corresponde à transmissão de uma mensagem de uma pessoa para outra. 
A comunicação pode, então, ser classificada em:
- Comunicação verbal: Envolve o uso de palavras, que têm significados (semântica), como símbolos, para partilhar ideias. Pode-se subdividir em: comunicação verbal oral (através de palavras faladas, por exemplo, uma conversa ao telefone) e comunicação verbal visual (através da escrita, por exemplo, escrever uma carta/email).

- Comunicação não-verbal: menos formal e menos estruturada; varia culturalmente; acompanha a comunicação verbal procurando adicionar significados complementares, enfatizar o significado da comunicação verbal ou relativizar o que é expresso verbalmente. Fazem parte da comunicação não-verbal as formas físicas de comunicação, como o tom de voz, o toque, o contacto ocular, a expressão corporal da pessoa (postura, os gestos, as expressões faciais).
(Retirada da Internet)

Sem comentários:

Enviar um comentário