28/11/2013

O que é a Afasia?



A afasia pode ser definida como uma perturbação adquirida da linguagem, causada por lesão no Sistema Nervoso Central. Esta perturbação pode comprometer vários aspetos da comunicação tais como: dificuldades ao nível da compreensão e/ou expressão oral, escrita, leitura, gestos e cálculo. Os comprometimentos variam conforme a localização e a extensão da lesão

(Retirada da Internet)

Tipos de afasia


    Causas da afasia

  • Acidente Vascular Encefálico (AVE): causa mais frequente;
  • Traumatismo Crânio Encefálico (TCE);
  • Tumor cerebral;
  • Doenças Infeciosas e inflamatórias no Cérebro;
  • Doenças degenerativas (como a esclerose múltipla ou as demências);
  • Perturbações do desenvolvimento psicológico;
  • Alterações metabólicas (intoxicações);
  • Epilepsia;
  • Entre outras.

   Consequências

   Derivado da afasia, surgem dificuldades de comunicação que afetam a integridade biopsicossocial do indivíduo. Deste modo, uma pessoa com afasia pode apresentar um comprometimento ao nível das relações com a sua família, amigos e com a sociedade.


   Papel do Terapeuta da Fala

  O Terapeuta da Fala desempenha um papel importante na otimização das competências comunicativas do indivíduo.
    Na intervenção terapêutica,  é necessário que o Terapeuta da Fala juntamente com uma equipa multidisciplinar contemplem tanto o indivíduo com afasia como as outras pessoas que o rodeiam, procurando ir de encontro às necessidades e prioridades dos mesmos. Caso isto não se verifique, o Terapeuta da Fala corre o risco de se limitar aos défices e negligenciar o impacto que estes têm na vida do indivíduo e dos interlocutores privilegiados.


Bibliografia:
  •    Associação Nacional de Afásicos e Vítimas de Acidente Vascular Cerebral (ANA-ACV). (n.d.). Acedido em 28 de novembro de 2013, em: http://www.anafasicos.org/afasia/afasia.htm#tipos;
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  •    Habib, M. (2003). Bases Neurológicas dos Comportamentos. Lisboa: Climepsi;
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  •    Leal, G. (2006). Avaliação Funcional da Pessoa com Afasia: Construção de uma Escala. Re(habilitar) – Revista da ESSA, 3, pp. 7-24;
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